Quem pode se consagrar? E como?
Todos os que querem viver o Batismo podem e devem fazer esta consagração, ou seja, todos os que querem ser santos, que acreditam em Jesus Cristo e em toda a sua Doutrina, tal qual, nos transmite a Santa Igreja. Quem faz restrições à Doutrina de Jesus Cristo, ensinada pela Santa Igreja, ou quem não pode (ou não quer) viver em comunhão eucarística, não pode fazer a consagração.
Para fazermos esta consagração é necessário primeiro conhecê-la ,lendo e estudando o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, escrito por São Luís de Montfort, e outros livros que falem sobre a Santa Escravidão, como "O Livro de Ouro ao Alcance de todos", ouvindo palestras e participando de encontros e retiros sobre o tema. Assim, após termos consciência do que é esta Consagração, e de como devemos vivê-la, podemos marcar uma data e fazer os exercícios preparatórios que durarão um mês. Estes exercícios são meditações diárias que podem ser encontradas nos livros: "Consagração a Nossa Senhora" do Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, e/ou "Exercício Espiritual para Total Consagração a Nossa Senhora", da Fraternidade Arca de Maria.
A seqüência da preparação é a seguinte:
I-Doze dias preliminares- Para desapego do espírito do mundo e aquisição do Espírito de Deus. Onde meditamos sobre a vocação à santidade, desprendendo de tudo que possa nos atrapalhar a sermos santos e irmos para o Céu.
II-Primeira semana- Para o conhecimento de si mesmo. Trata-se de um período para fazermos um profundo exame de consciência a partir do que devemos nos aperfeiçoar, buscando em tudo sermos agradáveis a Deus.
III-Segunda semana- Para o conhecimento da Santíssima Virgem, da sua pessoa, sua missão, das graças das quais Ela é repleta, das suas sublimes virtudes, dos seus privilégios, etc. De forma que, conhecendo-A melhor, possamos amá-l'A mais, e honrá-l'A como Ela merece ser honrada.
IV-Terceira semana- Para o conhecimento de Jesus Cristo nosso Fim Último, nosso grande Deus e Senhor. Aqui devemos meditar no Mistério da Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Glorificação de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Devemos contemplar a encantadora vida de Jesus, sua pessoa e sua Doutrina, para que assim possamos crer nel'E com profunda convicção, amá-l'O com amor abrasado, de forma, a despertar em nós um grande desejo de fazê-l'O conhecido, amado e adorado por todos.
Durante a preparação de um mês (ou 33 dias), fazemos uma confissão geral e no dia escolhido (de preferência uma festa Mariana) participamos do Santo Sacrifício da Missa e recebemos Jesus no Santíssimo Sacramento. Depois da Acção de Graças (e como Acção de Graças) recitamos a fórmula da Consagração que deve estar previamente copiada (de preferência de próprio punho) e a assinamos.
Quando o sacerdote tem conhecimento da consagração e apóia, pode-se pedir que
ele assine a folha como director espiritual e abençoe as correntes (se forem ser
utilizadas).