Por que precismos da fé e dos Sacramentos para viver bem e autenticamente?

Pergunta nº279, página 162.

YouCat responde: Se fôssemos abandonados a nós e às nossas forças, não conseguiriamos ir longe nas nossas tentativas de sermos bons. Pela fé descobrimo-nos como filhos de Deus, que Ele fortalece. A "graça" acontece precisamente quando Deus nos dá a Sua força. Especialmente nos sinais sagrados, que designamos por SACRAMENTOS, Deus concede-nos a capacidade de querer e realmente praticar o bem. [1691-1695].

E continua: Porque Deus viu a nossa necessidade, retirou-nos, pelo Seu Filho Jesus Cristo, "do poder das trevas" (Col 1,13). Ele deu-nos a possibilidade de um novo começo em comunhão com Ele, percorrendo o caminho do amor. 172-178

Há algumas questões a considerar, como ponto de partida... O que significa viver bem e autenticamente; e o que é, e porque, ser bom?... Estas questões conduzem a muitas e diferentes considerações; quero apenas abordar alguns aspectos que acredito importantes na reflexão proposta.
Ser bom e viver bem, eis a questão!...
"Um jovem aproximou-se de Jesus e disse": "Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?" Ele respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". "Quais?", perguntou ele. Jesus respondeu: "Não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, ama teu próximo como a ti mesmo". O jovem disse-lhe: "Já observo tudo isso. Que me falta ainda?" Jesus respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens. Então Jesus disse aos discípulos: "Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus". (Mt 19, 16-24) ... A fé e os sacramentos são, na verdade, o caminho a ser seguido por todos aqueles que pretendem verdadeiramente ser bom e viver bem. Ser bom e viver bem significa submissão à vontade de Deus, mergulhar na graça divina e trabalhar em favor da vida plena. De Deus é que devemos esperar a recompensa, a coroa da justiça e da vitória. Afinal, Jesus mesmo nos ensina (Jo 15, 1-9): "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo.Perseverai no meu amor." ...
Se fôssemos abandonados a nós e às nossas forças, não conseguiriamos ir longe nas nossas tentativas de sermos bons.
É em Deus que existimos e temos a possibilidade de sermos bons. Pelas mãos de Deus fomos moldados e pelo Seu sopro, animados. "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente." (Gn 2,7) Isto é muito bom!... x...x No diálogo da anunciação do nascimento de Jesus, segundo São Lucas: Respondeu o anjo São Gabriel à Virgem Maria: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus." (Lc 1,35) A Santíssima Virgem Maria colocou-se como humilde barro nas mãos de Deus e, cumulada de bênçãos e de graças, foi envolvida pela sombra da fôrça do Altíssimo. Deus moldou e deu vida à criatura humana; esta criatura foi tão agraciada por Deus que Deus mesmo deliberou entranhar-se nela. E eis que Deus veio habitar entre nós!... Isto é demais!... É explêndido, maravilhoso, magnífico e infinitamente bom!... Aleluia!... Glória a Deus!... Obrigado, meu Senhor!... Em Jesus e por meio de Jesus, podemos viver bem e autenticamente, e sermos bons. Isto, porque Deus ampliou nossos horizontes, mudou nosso destino, abriu-nos as portas de Sua Eterna Glória. Jesus é o instrumento de Deus para a nossa santificação; por meio de Jesus podemos ser elevados a participar da Glória Eterna de Deus. E isto é o que devemos almejar, é o que de melhor nos pode acontecer. Ser bom significa amar. E ninguem ama mais do que aquele que dá a vida por amor.


Citações: "Sem mim, nada podeis fazer." Jo 15,5.
"Nada te perturbe, nada te espante. Tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!" Santa Teresa de Ávila.
"Deus criou o ser humano à Sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele o criou homem e mulher."

 Gn 1,27

© 2016 In Cor Dei
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora